A visão é, sem dúvida, um dos sentidos mais importantes para o ser humano. Através dela, vemos o mundo em suas cores e detalhes, nos conectamos com as pessoas e realizamos as mais diversas atividades no dia a dia. Mas, com o passar do tempo, nossa visão pode sofrer alterações, dificultando a realização de tarefas simples e prejudicando a nossa rotina.
Se você está tendo dificuldade para enxergar de perto, sente dores de cabeça e fadiga ocular, provavelmente precisa de óculos de leitura ou multifocais. Mas qual a diferença entre eles? Neste blog, vamos explicar tudo o que você precisa saber para escolher a opção ideal. Continue lendo para saber sobre a diferença de cada modelo.
Óculos de leitura
Os óculos de leitura são projetados para auxiliar na visão de perto, geralmente a uma distância de até 40 cm. Eles possuem lentes com graus específicos para essa função, proporcionando nitidez e conforto durante a leitura, escrita e outras atividades que exigem um foco mais próximo.
Eles são indicados para pessoas que apresentam sintomas como:
- Visão borrada: As letras pequenas e objetos parecem embaçados ou fora de foco quando vistos de perto.
- Dificuldade para enxergar de perto: Precisa manter o objeto mais afastado dos olhos para conseguir ver com clareza.
- Dores de cabeça: A fadiga ocular causa dores de cabeça frequentes.
- Fadiga ocular: O cansaço da visão gera irritação, sensibilidade à luz, olhos vermelhos e até náuseas.
Geralmente, pessoas que nunca usaram óculos de grau no passado e não apresentam tantos problemas na visão, começam com os óculos de leitura.
Óculos multifocais
Os óculos multifocais, também conhecidos como lentes progressivas, corrigem a visão para todas as distâncias. São projetados para pessoas que sofrem de presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, uma condição natural que afeta a maioria das pessoas com mais de 40 anos e prejudica a visão tanto para perto quanto para longe. Ela ocorre devido à perda gradual da flexibilidade do cristalino, uma estrutura transparente e gelatinosa localizada atrás da pupila, responsável por ajustar o foco da visão e permitir que vejamos objetos próximos e distantes com clareza.
Diferente dos óculos de leitura, as lentes multifocais possuem mais de uma área de refração. A área superior da lente é para visão à distância, a área intermediária é para visão média e a área inferior é para visão de perto.
Ambos os modelos de óculos são importantes para corrigir a visão borrada. No entanto, existem outros diferentes tipos de lentes que podem melhorar a qualidade da sua saúde ocular. Se você deseja saber mais sobre as lentes monofocais, intermediárias e multifocais e suas diferenças, clique aqui e acesse um conteúdo completo que esclarecerá suas dúvidas.
É importante realizar uma consulta com um oftalmologista para saber qual tipo de óculos é ideal para você. Investir na saúde da sua visão também significa poder desfrutar a beleza do mundo e viver a vida com menos complicações.
Na Ponto de Visão, você encontra óculos das melhores marcas do mercado, com uma grande variedade de modelos de armações para você escolher qual combina melhor com o seu estilo.
Encontre a loja mais próxima de você e adquira já o seu!