Você sabia que entender a diferença entre lentes polarizadas e lentes não polarizadas pode tornar a sua experiência ao ar livre muito mais confortável em um dia de sol?
Nesses dias lindos e iluminados, o cuidado com a vista também deve fazer parte do planejamento. A exposição inadequada dos olhos à luz solar pode causar prejuízos a longo prazo. Neste texto, você encontrará informações sobre as duas lentes e de que forma elas podem te ajudar, bem como as principais diferenças entre elas.
Embarque conosco nessa jornada de conhecimento e acompanhe a Ponto de Visão nessa leitura!
No que consiste a diferença entre lentes polarizadas e lentes não polarizadas?
Certamente, você já ouviu falar desses dois tipos de lente, seja em algum conteúdo pela internet, ou por meio de um oftalmologista, ou até mesmo em nosso site. A diferença entre essas duas lentes reside na proteção oferecida aos olhos em relação à luz, cada uma delas conta com características próprias, que podem auxiliar nesse cuidado.
Confira a seguir a explicação que preparamos sobre cada uma delas:
Lentes Polarizadas
Antes de mais nada, é interessante saber o que é a polarização para compreender a diferença entre lentes polarizadas e lentes não polarizadas.
A polarização é um fenômeno físico que acontece entre ondas, no qual algumas delas são filtradas por um polarizador, de acordo com a direção que percorrem. Como a luz do sol é um conjunto de ondas eletromagnéticas, a lente polarizada consegue filtrar a luz refletida em superfícies como o asfalto ou a água. Nesse caso, o polarizador é uma película adicional à lente.
Sendo assim, as lentes polarizadas apresentam algumas vantagens:
- protegem os olhos dos danos causados pelo sol e dos efeitos da radiação;
- são recomendadas para atividades que envolvem água;
- promovem segurança para quem dirige;
- melhoram a percepção das cores vibrantes ao ar livre.
As lentes polarizadas tornam as imagens mais nítidas e também oferecem alto bloqueio contra os raios UVA e UVB. Essa é uma grande vantagem para a saúde dos seus olhos, já que a exposição deles ao brilho intenso da luz solar pode reduzir a percepção das cores e até mesmo gerar uma cegueira temporária.
Além disso, as lentes polarizadas também podem contribuir para evitar o surgimento de cataratas.
Mas, atenção: é preciso ter cuidado e verificar a certificação das lentes. Afinal, apenas lentes polarizadas certificadas são capazes de oferecer essa proteção!
Lentes não polarizadas
Dando sequência à diferença entre lentes polarizadas e lentes não polarizadas, vamos agora às lentes que não possuem o filtro polarizador, que são as mais comuns.
As lentes não polarizadas possuem uma tonalidade escura e são capazes de reduzir a capacidade da luz. Porém, elas não possuem a propriedade de filtrar as ondas em relação ao sentido que a luz reflete. Isso significa que, embora ajudem a reduzir a luminosidade, o reflexo da luz solar em certas superfícies pode acabar atrapalhando, sendo necessário combinar essa proteção com alguma outra (por exemplo, usando boné).
Apesar dessa limitação, as lentes não polarizadas apresentam a vantagem de não dificultar a leitura em dispositivos digitais, como o visor do celular.
Em resumo, a principal diferença entre essas lentes e as polarizadas está no fato de que as não polarizadas são recomendadas para o período noturno. Elas são úteis em ambientes com baixa luminosidade, pois não dificultam a visão nessas situações.
Conclusão
Depois dessa explicação, esperamos que suas dúvidas sobre a diferença entre lentes polarizadas e lentes não polarizadas tenham sido solucionadas. Também queremos ressaltar a importância de contar sempre com lentes de qualidade certificada, para garantir a proteção ocular e manter a saúde dos seus olhos em dia.
Inclusive, se você quiser saber mais sobre esse tipo de lente, não deixe de conferir o nosso blog que fala exclusivamente sobre lentes polarizadas.
Esperamos que essa leitura tenha sido útil e que você continue aprendendo conosco: fique de olho em nossas atualizações aqui no blog. Até breve!