Astigmatismo: o que é e principais sintomas

O astigmatismo é um problema comum e, geralmente, de correção simples.

De acordo com o Hospital de Olhos de Santa Catarina, esse problema atinge, em algum grau, 60% dos brasileiros.

Acompanhe a Ponto de Visão nessa leitura e descubra mais sobre essa condição.


O que é o astigmatismo?

O astigmatismo é um erro de refração ocular que ocorre quando a córnea (a superfície frontal do olho) ou o cristalino (a lente interna) não possui uma curvatura uniforme.

Vamos explicar de maneira mais simples:

Se você já viu um lápis em um copo de água, provavelmente teve a impressão de que o lápis estava torto. Esse fenômeno é a refração, que é quando a luz muda de direção no momento em que passa de um material para outro. Em nossos olhos, esse fenômeno permite que a luz entre e seja focada corretamente na retina.

A córnea e o cristalino são responsáveis pela refração. Quando essas estruturas não apresentam a curvatura adequada, a luz não é focada corretamente, gerando a dificuldade de visão nítida, própria do astigmatismo.


Principais sintomas do astigmatismo

O astigmatismo pode ser detectado a partir de alguns sintomas, como veremos a seguir:

Visão borrada ou distorcida

Pessoas com astigmatismo apresentam a visão borrada e enxergam luzes “estouradas”. Isso acontece por conta do erro de refração que descrevemos acima.

Para tentar reduzir a entrada de luz, é comum que pessoas com esse problema tenham a tendência de “espremer os olhos”. Esse hábito ajuda momentaneamente, mas não resolve o problema.

Dores de cabeça e nos olhos

Na tentativa de focar a visão embaçada, os músculos oculares trabalham mais, o que pode causar fadiga e dor nos olhos.

Esse esforço também faz com que haja tensão nos músculos da cabeça, ocasionando dores na região.

Olhos secos ou lacrimejantes

Pela dificuldade em enxergar, os olhos podem ficar secos ou lacrimejantes. Isso porque a vista embaçada vem acompanhada de hábitos como o de “espremer os olhos”, como já mencionamos, ou de piscar excessivamente.

Sensibilidade à luz (fotofobia)

A sensibilidade em pessoas com fotofobia pode ocasionar dificuldade em focar na luz, causando desconforto e cansaço nos olhos, por conta do esforço empregado em tentar ver claramente. 


Conclusão

Como vimos, o astigmatismo é um problema comum, compreendido como um erro refrativo que ocorre quando a córnea e o cristalino não possuem uma curvatura uniforme.

Esse erro faz com que a vista fique desfocada e acompanha uma série de sintomas, que apresentamos acima. Se você sente essas e outras dificuldades para enxergar, vale a pena procurar um oftalmologista e fazer o seu exame de vista. Em outro texto, falamos mais sobre isso.

No geral, o astigmatismo é um problema de fácil correção. Consulte um profissional e conte com a Ponto de Visão para voltar a enxergar e viver melhor!

Confira aqui a loja mais próxima de você. Até breve!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém:

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.